>
>
Do encontro com Jesus ao encontro com o irmão: viver em comunidade

Do encontro com Jesus ao encontro com o irmão: viver em comunidade

Ao iniciar um novo ano, é hora da renovação da fé e da esperança no caminho da Iniciação à Vida

Ao iniciar um novo ano, é hora da renovação da fé e da esperança no caminho da Iniciação à Vida Cristã (IVC). Na catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã o discipulado é o fio condutor que culmina na maturidade do discípulo missionário.

O que significa seguir Jesus? A finalidade do seguimento é assemelhar-se a Jesus, ter o estilo de Jesus. A história da salvação é uma história de seguimento. A forma nominal “seguimento” não se encontra nos evangelhos. Seus autores empregam o verbo “seguir”. “Seguir Jesus” era uma realidade possível, cujo início dependia, fundamentalmente, de um encontro pessoal com Ele. Sem burocracias, sem pré-requisitos. O que se afigurava um encontro ocasional se tornou comunhão de vida e até participação plena na mesma causa dele. Queremos refletir aqui, que além de dialogar com os evangelistas, tendo diante dos olhos a suas palavras, é a Palavra de Deus que nos vai ensinar sobre o seguimento.

No evangelho de Mc 1,16-20 o tema do seguimento está entre as primeiras palavras pronunciadas por Jesus. Isto já é sinal de que estamos ante uma das questões mais caras aos evangelistas. Viu e lhes pronunciou a palavra-convite. Aquele olhar e aquela palavra assinalaram um fim e um começo: deixaram de ser pescadores de peixes. Começaram o caminho dos pescadores de homens.

Em Jo 1,35-39, a resposta “Vinde e vede” (1,39) não propõe um endereço. Oferece-lhes sua relação de convívio. Isso não se aprende por informação, nem por lição vinda de um mestre. É por experiência, é mediante o encontro pessoal.

E o seguimento continuou. Jesus, caminhando à beira do mar, viu… chamou… E eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram (Mc 1,16-18). Assim também com Levi: “Ele se levantou e seguiu-o” (Mc 2,14). Algo semelhante aconteceu nos relatos de João. Apenas um exemplo: “Os dois discípulos ouviram a declaração de João Batista e passaram a seguir Jesus” (Jo 1,37). Na realidade, os evangelistas querem estimular o leitor à adesão a Jesus. Por isso, aceleram o tempo da história. Mas houve um processo. Houve um caminho começado e continuado até com dificuldades.

O caminho do discípulo
O evangelista tem sempre ante seus olhos o leitor. A ele quer aproximar a história e os passos dos discípulos. Expõe seus caminhos, tropeços, e novos caminhos. Chegamos ao lava-pés (Jo 13,1-11). Impressionam o vs. 4-5. São vários verbos no presente: “levanta-se… depõe o manto… cinge-se… derrama água na bacia… pôs-se a lavar… a enxugar”. Na língua grega isso significa que aqueles mesmos gestos e significados continuam a valer para o tempo do leitor. Pedro não entendera todos aqueles ritos. Referiu-se a Jesus como “Senhor”, mas custava-lhe ver Jesus com avental, água, toalha… Vê-lo como soberano não requer nova mentalidade. No seguimento Pedro seria interpelado a colocar o avental…, fazer-se e lavar os pés dos irmãos (Jo 13,13-17). É o caminho do discípulo. A fraternidade entre os seguidores de Jesus é uma verdade constitutiva do discipulado, ou seja, se esta faltar, não há mais seguimento.

O mandamento novo “Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos…,” não tem alcance cronológico, mas qualitativo. Por outro lado, o complemento “assim como eu vos amei,” aponta para o fundamento que sustenta a missão de amar-se uns aos outros. Este decorre da experiência de amor que eles, discípulos, terão tido com Jesus. É ele a causa do amor entre eles. A amizade com Jesus, por eles experimentada, não é apenas comparação, é a realidade fundante.

A Igreja no Brasil está a pedir a seus filhos que recomecemos a partir de Jesus Cristo. Nossa vocação e missão apontam para o encontro com Ele e com o irmão. Ou seja, para experiências comunitárias e eclesiais de seguimento. É hora da fé e da esperança no caminho da Iniciação à Vida Cristã. Os evangelistas parecem ter percebido isso desde seus primeiros escritos. Pedem que não nos atrasemos.

Compartilhe

Formações relacionadas

21 de novembro de 2025

21 de novembro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.