>
>
>
Jubileu dos Ministros da Eucaristia: Testemunhas de Esperança

Jubileu dos Ministros da Eucaristia: Testemunhas de Esperança

  Na tarde de 27 de abril de 2025, o Santuário Nossa Senhora Aparecida foi palco do Jubileu dos Ministros

Foto da Catedral

 

Na tarde de 27 de abril de 2025, o Santuário Nossa Senhora Aparecida foi palco do Jubileu dos Ministros Extraordinários da Eucaristia, um evento que reuniu mais de mil participantes provenientes de todas as paróquias da Arquidiocese de Passo Fundo.


A programação teve início às 14h30min com a apresentação de símbolos marcantes: a cruz/âncora, que representa o Ano Jubilar 2025, o círio e um quadro com a foto do Papa Francisco, que foi calorosamente aplaudido pelos presentes. Após esse momento, seguiu-se uma adoração ao Santíssimo Sacramento, acompanhada por cantos e orações em louvor à presença de Cristo na Eucaristia.

Pode ser uma imagem de 6 pessoas e texto

O encontro também contou com uma palestra conduzida pelo Pe. Mateus Danieli, que refletiu sobre o Sacramento da Eucaristia a partir do documento Desidério Desideravi. Ele destacou a importância de uma celebração consciente, não automática, reafirmando que a Eucaristia é um convite universal, sem exclusões. “A beleza da Eucaristia é Cristo, que nos encontra e transforma nossas vidas”, enfatizou. O padre reforçou que os ministros extraordinários devem ser promotores da comunhão na Igreja, dando exemplo de unidade e solidariedade, especialmente ao servir aqueles que sofrem ou estão enfermos.


O Arcebispo Dom Rodolfo, por sua vez, dirigiu uma mensagem especial aos ministros, ressaltando a missão de levar Cristo Eucarístico aos doentes impossibilitados de participar das celebrações comunitárias. Ele apresentou as quatro principais missões dos ministros durante o Jubileu: compartilhar a mensagem da esperança, realizar peregrinações em suas paróquias, promover obras de misericórdia corporais e espirituais, e incentivar a adoração ao Santíssimo Sacramento, mesmo sem a bênção sacramental em casos de ausência de sacerdotes.


Dois fiéis compartilharam testemunhos emocionantes sobre o impacto da comunhão recebida em suas casas, destacando a importância da missão dos ministros. Uma das pessoas disse que se sente como se estivesse na Igreja, relataram.


Dom Rodolfo também convidou os presentes para um curso de formação destinado a catequistas, que terá início em 6 de maio, com inscrições já disponíveis neste link.


O evento foi encerrado com a celebração da Santa Missa, marcando de forma solene este importante momento de fé e comunhão.

 Pode ser uma imagem de artes marciais e multidão

 

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Papa / Vaticano

09 de outubro de 2025

Destaques, Sínodo 2021–2024

06 de outubro de 2025

Destaques, Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança

06 de outubro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.