Na tarde desta quarta-feira (25/06), a Equipe Sinodal da Arquidiocese de Passo Fundo entregou ao Arcebispo, Dom Rodolfo Luís Weber, um texto com sugestões para a implementação do Documento Final do Sínodo na vida pastoral da Arquidiocese. O material foi fruto de estudos e meditações que a Equipe fez do Documento “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão – Participação – Missão” (conhecido como Documento Final), da Síntese Arquidiocesana, bem como das reflexões e escutas contínuas ao longo do processo sinodal vivido desde a convocação do Sínodo.
O Documento elenca sugestões, em um caminho processual, que podem ajudar a nossa Arquidiocese no caminho sinodal. Sua elaboração foi pontuada em quatro etapas:
I- Desenvolver o processo sinodal – consiste na opção sinodal na organização a vida pastoral arquidiocesana. Se trata da consciência de que esse caminho carrega um potencial de produzir frutos a longo prazo.
II- Ser uma Igreja com rosto Sinodal – considera a necessidade de vislumbrar na prática eclesial uma organização que parte de processos sinodais, permitindo com que o espírito da sinodalidade esteja presente em todas as “frentes” da vida diocesana.
III- Sinodalidade e profecia – A profecia é um dos sinais da sinodalidade na medida em que emergem novos horizontes a partir da escuta e postura sinodal.
IV- Sinodalidade e liderança – Este passo, embora pareça o último, ressalta a necessidade da continuidade, onde os frutos da sinodalidade são, ao mesmo tempo, sementes para novos processos.
Dom Rodolfo acolheu o documento com entusiasmo e destacou a importância de manter viva a caminhada sinodal. Demonstrou seu apoio e incentivo à Equipe, pois é fundamental que a nossa Igreja local continue nesse espírito de comunhão, participação e missão.
Dando continuidade ao processo, a Equipe Sinodal realizará uma formação online com os Referenciais Paroquiais no dia 20 de agosto, às 19h30, aprofundando o conteúdo do Documento Final. Paróquias que, no momento, estão sem Referenciais, serão orientandas nas Reuniões de Área, como proceder para caminhar nesta fase de implementação do Documento Final.
Nos dias 24-26 de outubro de 2025, será celebrado em Roma, o Jubileu das equipes sinodais e dos organismos de participação. Este encontro é dirigido aos membros das equipes sinodais e dos organismos participativos das dioceses e eparquias, bem como das Igrejas Orientais e das Conferências Episcopais. Nesta ocasião teremos como representante da Equipe Sinodal da Arquidiocese de Passo Fundo o Pe. Eberson Fontana.