“Alarga o espaço da tua tenda!
Esta tenda é um espaço de comunhão,
um lugar de participação e
uma base para a missão…”.
DEC, nº11.
A Equipe Sinodal Arquidiocesana esteve reunida a fim de realizar um diálogo sobre o DEC – Documento para a Etapa Continental.
O DEC é “o instrumento privilegiado, através do qual na Etapa Continental se pode realizar o diálogo das Igrejas locais entre elas e com a Igreja universal”.
O encontro aconteceu no Centro Arquidiocesano de Pastoral nesta quinta-feira, 29 de dezembro.
Frase bíblica
A oração inicial teve por referência a frase bíblica “Alarga o espaço da tua tenda, estende sem medo as lonas que te abrigam, e estica as tuas cordas, fixa bem as tuas estacas” (Is 54,2).
Partilha das Respostas
Antes do encontro, os integrantes da Equipe haviam lido, em clima de oração, o DEC e registrado intuições, tensões e apelos à ação. As respostas foram lidas, meditadas e rezadas durante o encontro.
Todos os integrantes destacaram que o DEC é bem elaborado e sugerem que mais pessoas possam ler este Documento Teológico e, se possível, conversarem sobre as intuições, tensões e apelos à ação. Isto poderia ser feito, por exemplo, pelas Equipes Paroquiais de Escuta. Baixar aqui.
A Experiência do Processo Sinodal
O DEC inicia com um capítulo que oferece uma narração, à luz da fé, da experiência de sinodalidade vivida até aqui, com a consulta ao Povo de Deus nas Igrejas locais e o discernimento dos Pastores nas Conferências Episcopais.
Escutando as Escrituras
O segundo capítulo apresenta um ícone bíblico – a imagem da tenda (Is 54) – que oferece uma chave para uma interpretação dos conteúdos à luz da Palavra.
Em direção a uma Igreja Sinodal Missionária
O terceiro capítulo articula cinco palavras chave do caminho sinodal: 1) escuta, 2) missão, 3) participação, 4) sinodalidade, 5) liturgia.
Os próximos passos
O quarto capítulo lança um olhar sobre o futuro recorrendo a dois registros, ambos indispensáveis para seguir ao longo do caminho: o espiritual que indica o horizonte da conversão missionária sinodal, e o da metodologia para os próximos passos da Etapa Continental.
A Equipe Sinodal Arquidiocesana vai se encontrar novamente, no próximo mês, para rezar e “madurar” as respostas, que depois serão encaminhadas para a Equipe Nacional da Animação do Sínodo.
***
As três questões
Para levar adiante este processo de escuta, diálogo e discernimento, a reflexão centrou-se nas três interrogações:
Intuições
Depois de ter lido o DEC em ambiente de oração, quais intuições ecoam, de modo mais intenso, com as experiências e as realidades concretas da Igreja do vosso continente? Quais as experiências vos aparecem novas ou iluminadoras?.
Tensões
Depois de ter lido o DEC e fazer uma pausa em oração, quais tensões ou divergências substanciais surgem como particularmente importantes na perspectiva do vosso continente? Consequentemente, quais são as questões ou interrogações que deveriam ser enfrentadas e tomadas em consideração nas próximas fases do processo?.
Apelos à ação
Olhando para aquilo que emerge das duas perguntas precedentes, quais são as prioridades, os temas recorrentes e os apelos à ação que podem ser partilhados com outras Igrejas locais no mundo e discutidos durante a Primeira Sessão da Assembleia sinodal em outubro de 2023?.
Foto: Integrantes da Equipe Sinodal Arquidiocesana