Algumas Paróquias da Arquidiocese de Passo Fundo estão realizando uma Celebração Paroquial de Conclusão da Primeira Fase do Sínodo 2021-2023. Já a Celebração da Fase Arquidiocesana será no próximo sábado, 16 de julho.
Na centenária Paróquia de São Roque, de Dois Lajeados, houve uma Missa de Encerramento do Processo de Escuta e Síntese. Na Missa participaram também os Padrinhos e Madrinhas dos crismandos 2022 e, na ocasião, os crismandos realizaram o Rito da Iluminação. Foi feita uma memória do processo de escuta, da acolhida da Equipe de Escuta, dos grupos participantes, das rodas de escuta e da elaboração da Síntese. A Síntese da Paróquia está disponível a quem desejar na Secretaria Paroquial.
Segundo a Referencial Paroquial, Sandra Regina Zen De Pizzol, “o processo sinodal suscitou certamente muita alegria e dinamismo, mas também nos colocou diante de dificuldades, desafios e incertezas que precisam ser enfrentadas. Uma Igreja Sinodal é uma Igreja Missionária, onde cada batizado precisa repensar e assumir seu papel em relação à Igreja, se sentir corresponsável pela missão da Igreja, de modo que a nossa comunidade local possa contribuir para tornar tangível a Sinodalidade, em direção à comunhão mais profunda, participação plena e para que possamos cumprir nossa missão no de Cristãos, que é o que o Sínodo nos propõe”.
O Referencial Arquidiocesano para o Sínodo, Pe. Ivanir Antonio Rampon, juntamente com a Equipe Arquidiocesana, agradece aos Referenciais e às Equipes de Escuta do Sínodo pelo trabalho realizado até agora. Um agradecimento especial também é dedicado aos participantes das rodas de escuta que responderam à questão fundamental: Como está o “caminhar juntos” e que passos novos o Espírito Santo está nos pedindo…
No dia 16 de julho acontecerá a Celebração da Conclusão da Primeira Fase do Sínodo na Casa de Retiros, das 8h às 13h. Participarão o Clero, os Referenciais Paroquiais para o Sínodo e um membro de cada Equipe Paroquial de Escuta.