>
>
>
Iniciação à Vida Cristã e o Sínodo: o caminho sinodal é uma grande catequese para a Igreja

Iniciação à Vida Cristã e o Sínodo: o caminho sinodal é uma grande catequese para a Igreja

Vivemos um tempo de mudança de época bastante agitado. No campo religioso existe grande busca pelo sagrado, mas de forma

Foto da Catedral

Vivemos um tempo de mudança de época bastante agitado. No campo religioso existe grande busca pelo sagrado, mas de forma desordenada, desorientada e individualista, o que não contribui para a formação de uma consistente identidade religiosa, fundamentada em autêntica experiência de fé e, muito menos, para a pertença a uma comunidade. Por outro lado, o aspecto religioso torna-se um caminho importante para anunciar o Evangelho, o qual promove o amor, a vivência comunitária e fraterna.


O Papa Francisco quer envolver amplamente os batizados para “caminhar juntos”. No espírito do Vaticano II, considera que precisamos reforçar a consciência de que a Igreja e sua ação evangelizadora é assunto de todos os batizados e não somente do clero. Um acento especial é dado à liderança das leigas e leigos.


A sinodalidade da Igreja não é apenas um evento, mas um modus vivendi et operandi (modo de vida e trabalho) do Povo de Deus, que manifesta e realiza concretamente a comunhão no “caminhar juntos”, no reunir-se em assembleia, no participar ativamente nas tomadas de decisões ouvindo o que o Espírito Santo está revelando nos fatos e acontecimentos atuais. Fazer “caminho sinodal” não é somente reformar ou criar novas estruturas, mas gerar processos, promover conversões pessoais e eclesiais.


Conceber a “catequese inicial” como Iniciação à Vida Cristã implica assumi-la como um longo processo vital de introdução de pessoas no seguimento a Jesus Cristo, seja qual for sua idade, nos diversos aspectos essenciais da vida cristã. É uma ação que requer sempre acompanhamento eclesial, para o amadurecimento da fé inicial, que incorpora na Igreja.


O Diretório para a Catequese, de 2020, apresenta vários desafios à sinodalidade na catequese. Um deles é a criação da Comissão Diocesana de Iniciação à Vida Cristã. Trata-se de um organismo sinodal que busca promover, nas comunidades cristãs, o cuidado com os que estão sendo iniciados na vida cristã.


Importante é fazer da catequese em si “um evento sinodal”, um encontro de pessoas – iniciadas e iniciadoras – e um processo de caminho em conjunto. Ao catequista cabe, não somente ensinar, mas ser interlocutor, escutador e acolhedor…


Espera-se que na catequese de iniciação à vida cristã se dê um encontro entre o Evangelho e a vida quotidiana e, por isso, é importante privilegiar a relação entre as pessoas, procurando mais do que elaborar programas, “fazer caminho com o outro”, aceitando a pergunta mais do que a pressa de formular respostas que não vão ao encontro das perguntas, bem como, provocar a saudável curiosidade a fim de que seja buscada mais “razões na fé”.


Portanto, pelo processo de Iniciação à Vida Cristã, queremos fazer o caminho sinodal com toda a Igreja e, concomitantemente, o caminho sinodal torna-se uma ótima catequese para toda a Igreja.

 

Texto: Mirte Santina, Equipe Arquidiocesana para o Sínodo

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Papa / Vaticano

09 de outubro de 2025

Destaques, Sínodo 2021–2024

06 de outubro de 2025

Destaques, Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança

06 de outubro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.