>
>
>
A oração do pobre: um caminho que nos leva até Deus

A oração do pobre: um caminho que nos leva até Deus

Sob o tema “A oração do pobre eleva-se até Deus” (cf. Sir 21,5), celebraremos no dia 17 de novembro, com

Sob o tema “A oração do pobre eleva-se até Deus” (cf. Sir 21,5), celebraremos no dia 17 de novembro, com o Papa Francisco, o VIII Dia Mundial dos Pobres. Inspirado na experiência pessoal de Ben Sirac, “efetivamente, nenhum texto sobre a oração poderia ser eficaz e fecundo se não partisse de quem se encontra diariamente na presença de Deus e escuta a sua Palavra” (n° 3). Francisco ressalta que a grande descoberta do autor, que ainda hoje guia a reflexão de nosso tempo, é que: “A oração do humilde penetrará as nuvens, e não se consolará, enquanto ela não chegar até Deus. Ele não se afastará, enquanto o Altíssimo não olhar, não fizer justiça aos justos e restabelecer a equidade. O Senhor não tardará nem terá paciência com os opressores” (Sir 35,17-19).

A centralidade do texto acentua a diferença da oração do pobre que chega a Deus, embora, Ele não descarte a oração dos pobres de coração e espírito, quando estes são próximos e solidários com os socialmente pobres.

Outro ponto importante que o Papa insiste em sua carta para o Dia Mundial dos Pobres deste ano, é o convite de sermos o Cirineu na vida do próximo e do necessitado. Deste modo, Francisco mostra a necessidade de sair de uma experiência de fé vivida em castelos de vidro. Assim poderemos derramar o azeite da cura e o vinho que salva os pobres do nosso tempo. Ressalta também o cuidado de não cairmos em extremismos, lembrando que a oração encontra sua autenticidade na justiça e na caridade, e que a caridade sem oração se torna uma filantropia que rapidamente se esgota (n°7). De fato, “a fé sem obras é morta” (Tg 2,17).

O Papa conclui sua mensagem, exortando que todos “somos chamados a ser amigos dos pobres, seguindo os passos de Jesus, que foi o primeiro a solidarizar-se com os últimos. Que a Santa Mãe de Deus, Maria Santíssima, nos sustente neste caminho; ela que, aparecendo em Banneux, nos deixou uma mensagem a não esquecer: ‘Eu sou a Virgem dos pobres’” (n° 10). Portanto, sejamos capazes de olhar e assumir a atitude do pobre e rezar segundo sua vida e experiência.

Eduardo Martello
Bacharel Filosofia
Acadêmico de Teologia na Itepa

Dom Guilherme Antonio Werlang
Bispo da Diocese de Lages
Graduado em Filosofia e Teologia
Pós-graduado em Liturgia
Foi presidente por dois mandatos da Comissão Episcopal Pastoral Sociotransformadora da CNBB.

Questão para guiar a reflexão:

1 – O Papa afirma que “a oração encontra o certificado da sua autenticidade na caridade que se transforma em encontro e proximidade” (n° 7). Desse modo, como traduzimos nossa oração em ações concretas?

Referências
FRANCISCO, Papa. Mensagem do Santo Padre Francisco para o VIII dia Mundial dos Pobres, 2024. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/poveri/documents/20240613-messaggio-viii-giornatamondiale-poveri-2024.html.  Acesso em: 01 de out. de 2024.

Imagem: CNBB e Arquivo da Itepa Faculdades

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.