>
>
>
Reinicia as aulas do Bacharelado em Teologia: estudo das Constituições do Vaticano II tendo em vista a “missão”

Reinicia as aulas do Bacharelado em Teologia: estudo das Constituições do Vaticano II tendo em vista a “missão”

Com a acolhida e o canto “Alegrai-vos sempre no Senhor, alegrai-vos no Senhor” aconteceu o reinício das aulas na Itepa

Com a acolhida e o canto “Alegrai-vos sempre no Senhor, alegrai-vos no Senhor” aconteceu o reinício das aulas na Itepa Faculdades, nesta segunda-feira, 29 de julho de 2024. A Aula de Reinício contou com dois momentos. No primeiro, fez-se uma retomada das Constituições do Vaticano II. Tal retomada foi um modo de atender o apelo do Papa Francisco de que, em preparação para o Jubileu 2025 se refletisse, especialmente, as Constituições Conciliares… Também foi uma preparação para o Congresso Estadual de Teologia que acontecerá em outubro, em Santa Maria, com o tema “Luzes à teologia e à pastoral a partir das Constituições do Vaticano II”.



O professor Pe. Clair Favreto abordou a Constituição Conciliar

 Sacrosanctum Concilium e, entre vários aspectos, recordou que “Cristo é quem preside a Celebração” e a afirmação de que a liturgia é a fonte e o ápice da vida da Igreja. O professor Pe. Nelson Tonello abeirar-se da Constituição Dogmática Dei Verbum recordando que o Concílio ajudou no avanço do estudo da Bíblia ao acolher a Palavra de Deus como fonte e alma da pastoral, da teologia, da espiritualidade…


O professor Pe. Filipe Carra, tratando da Constituição Dogmática Lumen Gentium, afirmou que a mesma toma “imagens da Igreja” oriundas da Bíblia e da Patrística, especialmente “Povo de Deus” e “Corpo Místico” e, com isto, é possível desenvolver a dimensão ministerial. O Professor Pe. Ivanir Antonio Rodighero, ao tratar da Constituição Pastoral Gaudium et Spes, apontou para a necessidade de teologizar a pastoral e pastoralizar a teologia, do diálogo e de apreender os “sinais dos tempos” pois  a Igreja está, vive e atua no “hoje” do mundo…


No segundo momento da manhã, o professor Pe. Mateus Danieli fez uma retomada de um estudo apresentado por Dom Joel Portela na

 Assembleia da CNBB e no Encontro Nacional de Presbíteros. Em nosso contexto, é importante assumir a “missão” como paradigma das nossas ações pois, diante do individualismo e narcisismo existente, urge apostar em relações humanas e fraternas. Daí o destaque para a experiência de pequenas comunidades onde se cria vínculos de comunhão (Documento 100 da CNBB) e do projeto de Catequese de Iniciação à Vida Cristã, vinculada à liturgia e aos “ritos de entrega”.

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.