>
>
>
Pós-Graduação em Espiritualidade: “aprofundamos o Projeto de Deus para as nossas vidas”

Pós-Graduação em Espiritualidade: “aprofundamos o Projeto de Deus para as nossas vidas”

Com o objetivo de compreender o sentido da vida e missão humana no contexto atual, a Itepa Faculdades oferece, desde

Foto da Catedral

Com o objetivo de compreender o sentido da vida e missão humana no contexto atual, a Itepa Faculdades oferece, desde 2014-2015, a Pós-Graduação em Espiritualidade. Neste mês, no dia 11, a turma 2018-2020 concluiu as atividades e, depois de passar por um Retiro de Formação, conduzido pelo padre Ari Antonio dos Reis, realizou a sua formatura. No mesmo mês, uma nova turma ingressou na quarta edição do curso. Com o objetivo de inserir os estudantes na espiritualidade de Jesus, a Pós-Graduação busca colaborar na formação espiritual de religiosas, padres, leigos e, através destes, fazendo ecoar a importância de zelar por uma espiritualidade que promova a participação, a partilha, a irmandade, a fé e o amor, desmascarando as espiritualidades que abalizam egoísmos, individualismos, ganâncias, acúmulos, alienações e ódios. 

 

Assim, neste sentido, a quinta e última etapa da Pós-Graduação em Espiritualidade trabalhou as disciplinas de Acompanhamento Espiritual, ministrada pelo professor Clair Favreto; Vultos de Espiritualidade III – Dom Helder Camara, pelo prof. Pe. Ivanir Antonio Rampon; Produção Textual V, sob a orientação dos professores Pe. Ivanir Antonio Rodighero e Pe. Ivanir Antonio Rampon. Para concluir o curso, os estudantes participaram do Retiro Espiritual e, ainda, de uma Missa presidida pelo padre Ari e acompanhada pelos padres Ivanir Rodighero e Ivanir Antonio Rampon. No fim da Celebração Eucarística, Pe. Ivanir Antonio Rodighero, em nome da Direção da Itepa Faculdades, destacou as três incidências que o curso teve: em cada acadêmico, sobre a Itepa Faculdades e sobre a Igreja. Segundo ele, os pós-graduados tem um contributo precioso a dar para a Igreja e, neste sentido, recordou o teólogo Rahner que escreveu: “o cristão do século XXI ou será um místico, ou não será cristão”.

 

Em seguida o Coordenador da Pós-Graduação, Pe. Ivanir Antonio Rampon, parabenizou e disse que estava trazendo “os parabéns” de várias pessoas para os concluintes. Ainda, o coordenador retomou duas frases bíblicas – “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos” (1Jo 5,21) e  “Esta é a minha alegria, e ela é completa. É necessário que ele cresça e eu diminua” (Jo 3,29b-30). “Eis um desafio: não nos deixar seduzir por nenhum ídolo, e neste momento, especialmente, não se deixar seduzir pela idolatria do Mercado, que está exigindo enormes sacrifícios da vida, especialmente dos empobrecidos, e da nossa Casa Comum. Nossa missão é adorar o Deus vivo e verdadeiro, participando da obra da criação, da redenção e da santificação”, comentou ele a respeito da primeira frase. “João Batista alegrou-se porque cumpriu a sua missão de apontar para Jesus Cristo. Da mesma forma, o importante não é “eu ser idolatrado”, mas anunciar Jesus Cristo, crucificado e ressuscitado, que nos chamou para buscar, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça (cf. Mt 6,33). Nossa alegria é ver, sentir, agir em prol da construção do Reino de Deus”, destacou retomando o sentido do trecho do Evangelho de João.

 

Por fim, em nome dos estudantes, o Coordenador da turma, Ricardo Felipe Melere, agradeceu aos professores pela dedicação, partilha dos conhecimentos, incentivo para progresso espiritual de cada estudante. Agradeceu aos colegas porque a amizade se tornou uma verdadeira solidariedade, entre ajuda, comunhão de causa, partilha das tristezas e alegrias. O curso, disse Ricardo, ajudou a aprofundar o projeto de Deus para as nossas vidas. Após a entrega de uma mensagem para cada estudante, houve a bênção final. 

 

Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Fonte: Itepa Faculdades

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Papa / Vaticano

09 de outubro de 2025

Destaques, Sínodo 2021–2024

06 de outubro de 2025

Destaques, Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança

06 de outubro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.