>
>
>
Sínodo dos Jovens: “Os jovens não devem ser objeto, mas sujeito do anúncio do Evangelho

Sínodo dos Jovens: “Os jovens não devem ser objeto, mas sujeito do anúncio do Evangelho

“Os jovens não devem ser objeto, mas sujeito do anúncio do Evangelho. A Igreja deve ser mãe e casa dos

“Os jovens não devem ser objeto, mas sujeito do anúncio do Evangelho. A Igreja deve ser mãe e casa dos jovens”: eis a esperança dos Padres Sinodais, reunidos, desde a quarta-feira, 03, no Vaticano para a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

 

Concentrados na primeira parte do “Instrumentum Laboris” – o Documento preparatório do Sínodo –, os padres estão dedicados ao tema da “escuta”. “Os jovens não devem ser objeto, mas sujeito da proclamação do Evangelho”: eis a esperança dos Padres Sinodais. A ideia é de um renovado protagonismo missionário na Igreja, em campo social e político, para que as novas gerações sejam fermento e luz do mundo, artífices da paz e da civilização do amor. É válido ressaltar que os trabalhos do Sínodo se organizaram em uma estrutura de três partes,sendo a primeira dedicada à Igreja em escuta da realidade, que se alargará durante esta primeira semana do Sínodo. As outras duas são “interpretar” e “escolher”.

 

Descarte, credibilidade da Igreja e afetividade
Nas intervenções dos 25 padres sinodais, falou-se sobre o problema do descarte, a credibilidade da Igreja (como ser confiável para os jovens), a afetividade e a sexualidade, a vocação no sentido amplo (sem reduzi-la apenas ao âmbito religioso). 

 

Também se falou da necessidade de recuperar a capacidade de escuta e a paternidade da Igreja. Refletiu-se sobre a família como lugar da fé, sobre como os jovens vivem a própria religiosidade, como se pode fazer para que as religiões permaneçam abertas ao diálogo e ao testemunho.

 

Além disso, falou-se da capacidade de profecia dos jovens, de sua capacidade de olhar para o futuro. Foi abordado o perdão da Igreja quando não se esteve à altura de seus compromissos. Tratou-se da temática dos abusos. Falaram da necessidade de a Igreja ser empática, das relações entre diferentes gerações. 

 

Privilégio para a Igreja
O Prefeito do Dicastério para a Comunicação do Vaticano, Paolo Ruffini, destacou, em entrevista, que o Sínodo é um momento privilegiado para a Igreja. “É uma oportunidade para todos. Para a Igreja é uma oportunidade de rejuvenescermos, porque envelhecemos quando perdemos a força do Evangelho. Portanto, é uma oportunidade de rejuvenescermos com a ajuda dos jovens, que não são uma ameaça, mas uma bênção de Deus”.

 

Ele ainda acrescentou: “Estamos aqui para escutar profundamente os clamores da juventude de todo o mundo. É preciso caminhar com um ouvido no povo e outro no Evangelho e, neste caso, com um ouvido nos jovens e outro no Evangelho”, concluiu. 

 

Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

 

Compartilhe

Notícias mais lidas

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Igreja

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Sínodo 2021–2024

24 de fevereiro de 2026

Notícias, Notícias da Arquidiocese

23 de fevereiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.