>
>
>
Arquidiocese celebra os cem anos da aparição de Fátima

Arquidiocese celebra os cem anos da aparição de Fátima

Na Arquidiocese de Passo Fundo, duas paróquias – uma em Passo Fundo e uma em Carazinho – têm, como sua

Na Arquidiocese de Passo Fundo, duas paróquias – uma em Passo Fundo e uma em Carazinho – têm, como sua padroeira, Nossa Senhora de Fátima. Em Passo Fundo, os cem anos da primeira aparição de Nossa Senhora foram celebrados no último domingo, dia 7 de maio, com uma missa festiva e almoço com a comunidade. Em Carazinho, a celebração acontece neste sábado, dia 13.

Passo Fundo

Orientada pelo pároco Darcy De Carli, a paróquia em Passo Fundo iniciou as celebrações ainda em 2016: a cada mês, no dia 13, a comunidade se reuniu em torno da mensagem trazida por Fátima e celebrou, unida, o seu legado. Este ano, a programação seguiu: com início no dia 28 de abril, os paroquianos celebraram a novena mensal. A culminância das celebrações aconteceu no dia 7 de maio com uma missa celebrativa em torno do tema “Maria, rosto misericordioso do Pai”. Depois, a comunidade seguiu em carreata pelas ruas pertencentes à área da paróquia e foi realizada, em frente à Igreja Matriz, a bênção dos carros. Ainda, ao meio dia, os fiéis se reuniram em almoço festivo e diferentes atividades de integração e comemoração.

Já em Carazinho, o pároco Arnildo Fritzen comenta que não apenas a paróquia, mas a cidade inteira está se preparando para vivenciar a celebração dos 100 anos da aparição de Fátima. O tríduo preparatório, que iniciou na quarta-feira, 10, e segue até a noite de hoje, 12, foi preparado pelas escolas da zona sul do município. “Estamos seguindo aquilo que Nossa Senhora pediu na aparição, há cem anos. No primeiro dia, trabalhamos a questão da oração, no segundo dia a conversão, a mudança de mentalidade, e no terceiro dia a paz”, explica e acrescenta, ainda, que a comunidade toda está convidada a celebrar e participar.

Além do tríduo, neste sábado, dia 13, as quatro paróquias da cidade se unem para celebrar a mensagem de Fátima: uma procissão motorizada sairá da Praça Central de Carazinho, em frente à paróquia Nosso Senhor Bom Jesus, às 19h, e seguirá até o Mercado Economia. Dali, a comunidade segue caminhando em uma procissão luminosa até a frente da paróquia Nossa Senhora de Fátima, onde o arcebispo de Passo Fundo, dom Rodolfo Weber irá presidir a celebração.

Sammara Garbelotto

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Compartilhe

Notícias mais lidas

Destaques, Notícias, Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.