>
>
>
Itepa recebe nota 5 no Enade

Itepa recebe nota 5 no Enade

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2015,

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2015, em Brasília, na manhã da última quarta-feira, 8. De todas as faculdades, universidades, institutos de teologia avaliados no Brasil, apenas quatro deles alcançaram nota 5 no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Entre eles, o Itepa Faculdades, da Arquidiocese de Passo Fundo. Além dele, do Rio Grande do Sul, a Faculdade Palotina – FAPAS, de Santa Maria, recebeu a nota máxima.

Os dados foram apresentados pela presidente do Inep, Maria Inês Fini, e revelam, em uma escala de 1 a 5, qual é a avaliação dos cursos de graduação e as Instituições de Educação Superior (IES) brasileiros. Os indicadores, por curso e IES, estão disponíveis para consulta no portal do Inep e no sistema E-MEC.

Entenda o Conceito Enade (CE)

É um indicador de qualidade calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes dos cursos de graduação no Enade. O indicador é resultante da média ponderada da nota padronizada dos concluintes na prova de Formação Geral (10 questões, sendo 8 objetivas e duas discursivas, comum para todas as áreas avaliadas) e na Conhecimento Específico (30 questões, sendo 27 objetivas e três discursivas). Em 2015; 3,4% dos concluintes que fizeram o Enade obtiveram o conceito 1; 26,9%, o conceito 2; 42,7%, o conceito 3; 18,8%, o conceito 4 e 5%, o conceito 5

Sobre o Itepa

O Instituto de Teologia e Pastoral (ITEPA) é uma resposta às quatro dioceses que formam o Interdiocesano Norte da CNBB – Sul III – Frederico Westphalen, Passo Fundo, Erechim, Vacaria – as quais vinham sentindo a necessidade de fundar um centro de formação teológica-pastoral que respondesse aos desafios da realidade e das práticas pastorais da região.

Este sonho, com o apoio dos bispos, padres, agentes de pastoral e alunos da Pontifícia Universidade Católica/RS – Seminário Maior de Viamão – e Universidade de Passo Fundo, tornou-se concreto em 1982. Tal data marcou, então, o início de uma caminhada de novos desafios, de busca de meios para responder concretamente às necessidades pastorais dos cristãos da região. Assim, uma das propostas fundamentais que marcou a origem do Instituto e que ainda hoje está viva é ser um centro de pesquisa e reflexão teológica-pastoral capaz de preparar sacerdotes, leigos e religiosos(as) para a realidade das quatro dioceses.

A opção pedagógica para o exercício desta proposta foi o Método participativo, sendo este fundamentado nos ensinamentos da Sagrada Escritura. Em 1984, em Marcelino Ramos, no 2º encontro de Formadores e Professores, reafirmou-se a metodologia participativa, pois permite o exercício da democracia, da fraternidade e da formação global da personalidade. Outros encontros foram realizados e é interessante salientar o de Erechim, em 1998, onde foi retomado e aprofundado o processo participativo no contexto pluralista que estamos inseridos. Nos últimos dois anos continuamos a reflexão nas reuniões colegiadas, com a presença do Frei Luiz Carlos Susim (1999) e do Pe. Érico Hames (2000). As reuniões dos professores priorizam e enfrentam as questões fundamentais da formação, do ensino e do fazer teológico.

Com a criação do Itepa, iniciou-se um processo de descentralização dos estudos teológicos, até então feitos na PUC. Isto possibilitou que outros Interdiocesanos do RS, aos poucos, iniciassem também um processo de formação teológica ligada à própria realidade. Assim, surgiram: o Instituto Missioneiro de Teologia (IMT), de Santo Ângelo (1982); a Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF), de Porto Alegre (1986); o Instituto de Teologia Paulo VI (ITP), de Pelotas (1988); as Faculdades Palotinas (FAPAS), de Santa Maria (2001); o Curso de Teologia da Universidade Lasalle (UNILASALLE), de Canoas (2001).

Em sua criação, atuaram diretamente as quatro Dioceses do Interdiocesano Norte: Erechim, Frederico Westphalen, Passo Fundo e Vacaria. O Itepa nasceu como Instituto de Teologia e Pastoral para estas quatro Dioceses. Por sua vez, sempre esteve aberto às Congregações Religiosas masculinas e femininas e aos leigos/as. A partir de 1996, a Diocese Chapecó, do Estado de Santa Catarina, passou a integrar o Itepa. Juridicamente, o Itepa se manteve ligado à Diocese de Passo Fundo. Em 2004, intensificaram-se as discussões para se criar uma entidade jurídica própria. Em 10 de Dezembro do mesmo ano o Itepa ganhou personalidade Jurídica própria.

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.