>
>
>
Pastoral da Juventude realiza 14ª Ampliada do Regional Sul 3

Pastoral da Juventude realiza 14ª Ampliada do Regional Sul 3

Teve início na última sexta-feira, dia 04, a 14ª Ampliada da Pastoral da Juventude do Regional Sul 3 (ARPJ), realizada

Teve início na última sexta-feira, dia 04, a 14ª Ampliada da Pastoral da Juventude do Regional Sul 3 (ARPJ), realizada no Centro de Promoções da Infância e Juventude (CPIJ) no bairro Restinga, Paróquia Nossa Senhora da Misericórdia (Arquidiocese de Porto Alegre). A Ampliada é momento de olhar para a caminhada da PJ no Rio Grande do Sul em suas diferentes realidades, e projetar com mais clareza e firmeza os próximos passos. Neste ano o encontro teve como tema: “PJ do RS: a cuia de mão em mão, nos torna profetas da esperança construtoras/es da Civilização do Amor” e lema: Vocês são meus amigos… perseverem no amor… e o fruto de vocês permanecerá”, inspirado pelo evangelho de João (15, 14-16). Na sexta-feira foram acolhidos pela Pastoral da Juventude local e pelo pároco os/as jovens e assessores/as delegados/as das diversas dioceses do RS, que celebraram junto com a comunidade o início da Ampliada que se estendeu até segunda-feira (dia 07).

No segundo dia, motivados pela mística do chimarrão que desde cedo já passava de mão em mão, após a oração inicial, iniciou-se o primeiro momento de trabalho da Ampliada onde os/as participantes foram desafiados/as a olhar para a realidade que estão vivendo. Para este momento contou-se com a assessoria do Frei Orestes Serra (OFM) que provocou a reflexão acerca da atual conjuntura social, política, econômica e eclesial. Assessorado pelo Pe. Wander Torres (Diocese de Mariana – Regional Leste 2), que acompanhou todo o processo de Ampliada, os/as jovens partilharam as realidades de suas dioceses, a partir de questões levantadas previamente, onde colocaram seus desafios e perspectivas a nível local e regional. No final do dia foram motivados/as a compartilhar os sonhos e a missão da Pastoral da Juventude no RS. Durante a tarde contou-se com a visita afetuosa de Dom Adelar Baruffi, bispo referencial da juventude no Regional Sul 3, que trouxe uma palavra de esperança, afirmando que é necessário ter um olhar agradecido pela história e apaixonado pelo presente que projeta o futuro. O dia encerrou com um momento cultural construído coletivamente pelos/as jovens participantes.

No domingo (06) iniciou-se o dia de reflexão e trabalho olhando para o horizonte que se quer para a juventude e resgatando aquilo que é essencial para a caminhada, aquilo ao qual não se pode abrir mão. Em pequenos grupos os jovens e as jovens foram motivados a pensar qual a missão da Pastoral da Juventude, qual o papel da Coordenação Regional da PJ, e quais as esperanças concretas para o caminho. A noite, trazendo presente a vida de tantas mulheres, homens e jovens que doaram a vida pelo Reino, celebrou-se a memória dos mártires e das mártires da caminhada na América Latina, resgatando a luta em defesa da vida, onde ela mais está ameaçada. A Celebração da Eucaristia afirma o compromisso radical pelo projeto libertador de Jesus Cristo e se torna ação na vida da juventude.

No último dia de Ampliada (07), iniciou-se a manhã trazendo presente a reflexão do 21º Grito dos Excluídos e Excluídas que neste ano tem como tema “Que país é esse, que mata gente, que a mídia mente e nos consome?” Num bonito momento de caminhada pelo bairro, os jovens e as jovens sentiram a terra sagrada que pisam e reafirmaram suas opções de uma  igreja jovem em saída, missionária e profética e que luta contra a violência e o extermínio de jovens. Após, cada Província Eclesiástica reuniu-se para refletir as aprendizagens destes quatro dias de Ampliada Regional e apontar tarefas simples e concretas a serem realizadas. Contou-se ainda com a partilha da secretária nacional da Pastoral da Juventude, Aline Ogliari, acerca da organização e projetos nacionais da PJ. No final da manhã foi apresentada a nova representante do Regional Sul 3 na Coordenação Nacional da PJ, a jovem Débora Giehl (Diocese de Novo Hamburgo), que se coloca neste serviço para os próximos 3 anos de caminhada.

A Ampliada Regional foi tempo de regar as sementes da Pastoral da Juventude no RS, celebrando a vida sagrada da juventude e o compromisso com uma igreja comunitária e libertadora, através da roda de chimarrão, tão característica da realidade gaúcha. O mate que passa de mão em mão, que é erva boa sorvida em água quente, é a mística do encontro, da partilha, da comunhão da juventude que assume o projeto de vida de Jesus Cristo e que quer ser roda de chimarrão com os jovens e as jovens marginalizados/as diariamente nas grandes periferias, no campo e em tantas realidades de morte, para assim construir o Reino de Deus, o outro mundo possível.

Da Arquidiocese de Passo Fundo, participaram os jovens Josieli Lazarotto, Matheus Fernandes da Silva, Jessica Foletto, Mariane Kaufmann e o padre Leandro de Mello.

Assessoria de Comunicação da Arquidiocesede Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Colaboração: Judinei Vanzeto |Tanise Medeiros

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias da Arquidiocese

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.