>
>
>
Fundo de Solidariedade da Arquidiocese aprova três projetos comunitários

Fundo de Solidariedade da Arquidiocese aprova três projetos comunitários

O Fundo de Solidariedade (FDS) da Arquidiocese de Passo Fundo, em reunião na manhã da última sexta-feira, 23 de maio,

O Fundo de Solidariedade (FDS) da Arquidiocese de Passo Fundo, em reunião na manhã da última sexta-feira, 23 de maio, aprovou mais três projetos solidários, beneficiando a comunidade de cinco bairros de Passo Fundo, além de um grupo de São Domingos do Sul.

O FDS, formado para apoiar iniciativas comunitárias transformadoras nos 47 municípios que abrange, chega em 2014 com 176 projetos aprovados. Atualmente, o fundo é voltado para iniciativas nas áreas de formação, geração de renda, saúde alternativa e preventiva, resgate da dignidade humana, meio ambiente e inclusão social.

Um dos três projetos apoiados pelo conselho desta vez, “Videoteca São José Operário”, é desenvolvido no Bairro Vera Cruz, em Passo Fundo. A iniciativa propõe disponibilizar livros e DVD’s para a comunidade local, facilitando o acesso à cultura e a informação e realizando exibições para pequenos grupos nas vilas e bairros da região.

Já o segundo projeto apoiado nesta reunião olha atentamente para o público de idosos e deficientes de São Domingo do Sul, Rio Grande do Sul. A iniciativa, denominada “Arte Sem Idade”, quer proporcionar uma melhor qualidade para a população local, através da aprendizagem e partilha de habilidades artísticas, como coral, dança, culinária, teatro, orações, ditados populares e resgate da cultura.

O coordenador de pastoral da arquidiocese e membro do conselho do Fundo de Solidariedade, Pe. Renato Biasi, explica que os projetos se destacam especialmente pela preocupação com a realidade. “Podemos perceber dois pontos de essencial importância destas ações: primeiro que elas fazem com que as pessoas se organizem em grupo, e, em segundo lugar, o interesse de cada um em fazer o bem para os outros”.

Por fim, o terceiro projeto apoiado nesta reunião do conselho beneficia quatro grupos acompanhados pela Cáritas Arquidiocesana: Unidas Venceremos, Amigos em Ação, Divino Sorriso e Horto Medicinal. Entre o objetivo do projeto está o fortalecimento dos grupos na produção e qualificação de artesanatos, melhorando a qualidade de vida. Além disso, a iniciativa busca também cuidar e manter o cultivo das ervas medicinais, proporcionando diversificação e contínua produção de remédios fitoterápicos.

Nesta reunião, o fundo definiu também a data do repasse do gesto concreto da Campanha da Fraternidade, que este ano beneficia o CEPIA – Centro de estudos e proteção à infância e adolescência. Estes quatro projetos são apenas uma parte do total apoiado pelo FDS anualmente, que normalmente chega à média de 12 projetos ao ano.

Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@pastoral.com.br

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cáritas Arquidiocesana

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.