A Igreja Católica celebra no domingo que antecede a Páscoa, o Domingo de Ramos. A data marca a abertura da Semana Santa, com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição. A festa traz este nome para recordar os ramos cortados pelo povo para cobrir o chão onde Jesus passava. Com os ramos na mão, o povo aclamava: “Rei dos Judeus”, “Hosana ao Filho de Davi”, “Salve o Messias”.
Na celebração do Domingo de Ramos proclamamos dois evangelhos: o primeiro, que narra a entrada festiva de Jesus em Jerusalém fortemente aclamado pelo povo; depois o Evangelho da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, onde são relatados os acontecimentos do julgamento de Cristo.
Na Arquidiocese de Passo Fundo, a data foi celebrada nas 53 paróquias e centenas de comunidades, motivando também para a Coleta da Solidariedade. A coleta faz parte da Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”.
O arcebispo de Passo Fundo, Dom Antonio Carlos Altieri, celebrou na Catedral Metropolitana. Na ocasião, Dom Altieri ressaltou a necessidade de sermos Cristãos Discípulos Missionários, atendendo ao pedido de Jesus: “Pegue a sua cruz e me siga”. Segundo o arcebispo, “Jesus viveu na carne a interpretação errada de seu projeto e por isso pediu perdão por aqueles que não sabiam o que estavam fazendo. Esta história de amor deve se concretizar no nosso coração, apontando para a certeza de que o bem vence o mal, o amor vence o ódio e a vida vence a morte”, concluiu.
Procure sua paróquia e informe-se sobre a programação da Semana Santa. Na Catedral Metropolitana, acontece na quarta-feira a missa dos Santos Óleos, às 16 horas. Quinta-feira, às 20 horas, haverá a missa da ceia do Senhor na Catedral e na sexta-feira às 15 horas a celebração da Paixão. No mesmo dia, às 20 horas, será realizada a encenação. Já no sábado, acontece celebração da Vigília Pascal, também às 20 horas e, no domingo, as diversas celebrações de Páscoa, nos horários dominicais.
Victória Holzbach
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo