>
>
>
Domingo de Ramos abre Semana Santa e motiva para o exercício da solidariedade

Domingo de Ramos abre Semana Santa e motiva para o exercício da solidariedade

O Domingo de Ramos, que marca a abertura da Semana Santa, em preparação para a Páscoa, é também oportunidade de

O Domingo de Ramos, que marca a abertura da Semana Santa, em preparação para a Páscoa, é também oportunidade de exercer a solidariedade, sinal concreto de doação e amor ao próximo. Neste sentido, em consonância com toda a Igreja do Brasil, a Arquidiocese de Passo Fundo realiza no próximo fim de semana, a Coleta da Solidariedade. A coleta faz parte da Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”.

A iniciativa, realizada anualmente, consiste na arrecadação de recursos através das coletas realizadas nas celebrações do final de semana. Posteriormente, o valor arrecadado se torna o principal recurso formador dos Fundos Arquidiocesano (50%), Estadual (10%) e Nacional (40%) de Solidariedade.

O Fundo de Solidariedade da Arquidiocese, formado há 14 anos, já beneficiou 172 projetos nos 47 municípios que abrange. Anualmente o FDS vem apoiando cerca 12 projetos por ano, nas áreas de educação e formação, geração de renda e economia popular solidária, saúde alternativa e preventiva, resgate da dignidade humana, população em situação de exclusão e meio ambiente e reciclagem. Até agora, já beneficiou mais de 26 mil pessoas.

O fundo é coordenado por um Conselho formado pelo Arcebispo, Coordenador de Pastoral e um representante das Pastorais Sociais, dos beneficiários pelos projetos e da Cáritas. Luiz Costella, membro da coordenação colegiada da Cáritas Arquidiocesana – entidade que administra o FDS, explica: “O fundo de solidariedade tem o objetivo de ser sinal na comunidade, de maneira a envolver e chamar a atenção de que é possível mudar a realidade e construir formas concretas de envolvimento das pessoas e das organizações na solução dos principais problemas sociais”.

Frente do envelope traz a motivação da CF 2014.

Um dos meios onde a Campanha da Fraternidade se concretiza é através do apoio a projetos comunitários. Além das diversas iniciativas apoiadas durante o ano, o FDS seleciona sempre uma ou mais ações diretamente ligada(s) ao tema da Campanha da Fraternidade como gesto concreto. Em 2014, o CEPIA – Centro de estudos e proteção à infância e adolescência foi o escolhido, em consonância com a temática da CF.

A coleta é realizada em todas as paróquias da Arquidiocese, de modo que todos são chamados a doar através dos envelopes disponíveis para a campanha, fazer sua contribuição nas missas do final de semana ou ainda realizar depósito bancário através da conta do FDS – Caixa Econômica Federal, Cc 1788-7, Ag 1593.

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Destaques, Notícias, Notícias da Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.