Pastorais Sociais se mobilizam na Romaria em favor das eleições limpas
Traga seu título de eleitor e contribua para a mudança que tanto queremos!
Na consolidação de uma transformação nas eleições no país, a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil se uniu a uma série de entidades e movimentos nacionais para a constituição do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – que já instituiu a Lei da Ficha Limpa em 2010.
O grupo, que está iniciando uma campanha nas igrejas, sindicatos e na sociedade civil em geral, quer coletar 1,6 milhão de assinaturas em favor das mudanças. Entre as principais propostas apontadas estão: A proibição de doações de empresas para os partidos e para os seus candidatos; a necessidade de reformular o sistema político, incluindo a questão de gênero; a regulamentação do artigo 14 da Constituição, em favor da democracia direta; o estímulo à participação dos grupos sociais minoritários; a melhoria do sistema político partidário; e a fidelidade partidária programática.
A Coalizão Democrática pela Reforma Política e Eleições Limpas é composta pela CNBB, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Plataforma dos Movimentos Sociais, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Nacional dos Estudantes (UNE), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) e pela Frente Parlamentar pela Reforma Política.
Neste sentido, as Pastorais Sociais da Arquidiocese de Passo Fundo, estão também se mobilizando para a arrecadação das assinaturas em favor das eleições limpas. “Será preciso articular todas as entidades para envolver a sociedade nesse debate. A nossa luta nesse momento é a busca por mais de 1,5 milhão de assinaturas. Precisamos explicar para a população os pontos de nossa proposta, já que há uma indignação com a forma como vivemos a política em nosso país”, explicou dom Joaquim Giovani Mol, que preside a Comissão da CNBB para a Reforma Política.
Para viabilizar esta mobilização de forma mais efetiva, ocorrerá na Romaria Arquidiocesana de Nossa Senhora Aparecida, no próximo domingo, a coleta de assinaturas. Voluntários identificados com camisetas da campanha estarão caminhando junto com os romeiros a fim de arrecadarem o maior número possível de assinaturas em favor das eleições limpas. Para assinar, é preciso o número do título de eleitor, bem como a zona e seção onde vota. Além disso, também é possível conhecer o projeto e aderir a ideia pelo site www.eleicoeslimpas.org.br.
Para visualizar ou fazer download do Manifesto da Sociedade Civil por uma Reforma Democrática, clique aqui.
Victória Holzbach
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo