>
>
>
Curso do clero reflete o relacionamento afetivo e a ética no ministério sacerdotal

Curso do clero reflete o relacionamento afetivo e a ética no ministério sacerdotal

Os padres da Arquidiocese de Passo Fundo viveram nos últimos dois dias, 24 e 25 de setembro, um momento intenso

Os padres da Arquidiocese de Passo Fundo viveram nos últimos dois dias, 24 e 25 de setembro, um momento intenso de formação. O curso do clero da Arquidiocese, que teve como tema O relacionamento afetivo na vida do ministro – ética no exercício do ministério sacerdotal, tratou de forma especial a temática da afetividade e sexualidade na vida do presbítero.

Pe. Ronaldo Zacharias assessorou o curso

O assessor do curso, Prof. Dr. Pe. Ronaldo Zacharias, sdb, é Reitor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, licenciado em Filosofia e Pedagogia, bacharel em Teologia, especialista em Educação Sexual, Mestre pela Academia Alfonsiana de Roma e doutor pela Weston Jesuit School of Theology (Cambridge – USA) em Teologia Moral.

 

Nesse sentido, o encontro propiciou especialmente debater e refletir sobre a temática de forma muito madura e qualificada. Pe. Ronaldo trabalhou o assunto por meio de quatro pontos: Sexualidade: riqueza e fragilidade que conduzem ao dom de si; ministério: chamados para amar servindo e servir amando; amadurecimento e equilíbrio afetivo na vida do ministro; e fidelidade aos compromissos definitivos.

Cerca de 50 padres e religiosos participaram da formação.

O curso, realizado na Casa de Retiros, em Passo Fundo, reuniu mais de 60 padres e religiosos da Arquidiocese, que avaliaram a oportunidade de formação muito positivamente. “Durante os dois dias de encontro, foi possível perceber nos documentos da Igreja e na Sagrada Escritura, qual é a norma que a Igreja nos indica, tanto na vida presbiterial quanto no matrimônio”, explica Pe. Carlos Kipper, participante do curso.

 

A Arquidiocese agradece de forma especial a disponibilidade do Pe. Ronaldo e os momentos tão ricos de formação e aprimoramento da vida presbiterial, proporcionados nesta ocasião.

Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@pastoral.com.br

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Papa / Vaticano

09 de outubro de 2025

Destaques, Sínodo 2021–2024

06 de outubro de 2025

Destaques, Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança

06 de outubro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.