>
>
>
JuveS/RS promove retiro espiritual para jovens em Guaporé

JuveS/RS promove retiro espiritual para jovens em Guaporé

Durante o fim de semana de 14 e 15 de setembro, mais de 80 jovens participaram do 9º Retiro Espiritual

Durante o fim de semana de 14 e 15 de setembro, mais de 80 jovens participaram do 9º Retiro Espiritual JDM no Recanto São Carlos em Guaporé. Participaram representantes das cidades de Guaporé, Passo Fundo, Serafina Corrêa, Nova Bassano, Sarandi e Encantado.

Foram três dias de reflexões, convivência, testemunhos de vida, trabalhos em grupos, celebrações intercaladas com músicas, animação e muitas brincadeiras.

Emocionados, os participantes deram testemunho do que o JDM tinha significado para eles e receberam uma flor de seus familiares. Foi muito citado a importância da família.

Os temas trabalhados estavam ligados de forma especial ao futuro, pois a grande maioria tem entre 14 e 16 anos de idade. O que mais marca é a convivência, já que conhecem novas pessoas e fazem novas amizades. Os cursistas são acompanhados por jovens que já fizeram o retiro em outras edições, chamados monitores.

O encontro é marcado por troca de experiências e testemunhos. Um integrante da Brigada Militar falou sobre o que pode preocupar, um leigo falou sobre Jesus Cristo, outro sobre o jovem que sai de casa, uma família deu o testemunho do matrimônio, outra falou sobre sexualidade, uma pessoa falou sobre a etiqueta virtual, e recuperados da Fazenda da Esperança deram seus testemunhos. Os padres auxiliavam na coordenação e um grupo de jovens e adultos foi responsável pela cozinha.

Acertamos nas escolhas, as avaliações foram de elogios a todos. Assim a JuveS/RS trabalha, avaliando cada ponto pois, mais importante que ensinar, é ensinar cativando e atraindo. Os jovens gostaram muito dos momentos de orações, da noite do silêncio, não sentindo falta da internet ou celular. Pois, assim, sabemos que pessoas “concretas” são as melhores companhias e passatempo que Deus pode nos dar.                                 

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@pastoral.com.br

Colaboração: Pe. Clailson Natal Barp

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Papa / Vaticano

09 de outubro de 2025

Destaques, Sínodo 2021–2024

06 de outubro de 2025

Destaques, Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança

06 de outubro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.