>
>
>
Representante da Arquidiocese participa da Assembleia da 5ª SSB

Representante da Arquidiocese participa da Assembleia da 5ª SSB

Marcada como um esforço conjunto da sociedade civil na defesa dos direitos humanos e da natureza como expressão da solidariedade,

Marcada como um esforço conjunto da sociedade civil na defesa dos direitos humanos e da natureza como expressão da solidariedade, a 5ª Semana Social Brasileira quer ser especialmente espaço de debate sobre o “Estado que temos e Estado que queremos”.

Neste sentido, para propiciar ainda mais esta reflexão, ocorreu na última semana, em Brasília, o Seminário Nacional da 5ª Semana Social Brasileira. Resultado de uma caminhada realizada na Arquidiocese, no Regional e no Nacional, o momento que reuniu cerca de 250 pessoas, levou em conta as manifestações e os clamores do povo para discutir um novo estado.

Representante da Arquidiocese de Passo Fundo e educador social da Cáritas Arquidiocesana, Franciel Bachi explica que “o problema não é o Estado, mas esse modelo vigente de Estado que não está conseguindo responder satisfatoriamente as necessidades da população. Para isso é necessário fortalecê-lo em vista do bem comum”.

A carta compromisso produzida na assembleia, destaca que a 5ª Semana Social Brasileira, ao debater este tema, procurou dar vez e voz ao conjunto da sociedade, bem como dos povos e comunidades impactadas pelas políticas do Estado, em sintonia com os clamores das ruas e suas reivindicações. “Estes são novos sujeitos políticos no processo de construção da sociedade e do Estado do Bem Viver, conviver, pertencer e ser. Seus fundamentos são a solidariedade, a fraternidade e a sustentabilidade para garantir vida plena às gerações presentes e futuras”, destaca o documento.

Ainda segundo a carta, o protagonismo dos movimentos sociais garantirá um Estado que se fundamente na democracia direta, participativa e representativa. “Acreditamos nos sinais de esperança presentes na sociedade e nas igrejas que apontam para um novo Estado e uma nova sociedade”, afirma.

Como principais encaminhamentos da assembleia foram definidas as prioridades mais urgentes para a transformação social: Reforma política; Demarcação das Terras Indígenas, dos Territórios Tradicionais, dos Quilombolas e Pesqueiros; Solicitar ao Papa Francisco que convoque um evento internacional sobre a Vida no Planeta; Apoio a reforma política que garanta a soberania popular; a Campanha da Coalizão Democrática pela Reforma Política e Eleições Limpas; a convocação do Plebiscito Popular para uma Assembleia Nacional Constituinte exclusiva; a Campanha pela Demarcação dos Territórios Tradicionais e Pesqueiros.

Para ler na íntegra a Carta Compromisso da Assembleia Nacional da 5ª Semana Social Brasileira, clique aqui.

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@pastoral.com.br

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo

www.caritaspf.com.br

 

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Papa / Vaticano

09 de outubro de 2025

Destaques, Sínodo 2021–2024

06 de outubro de 2025

Destaques, Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança

06 de outubro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.