>
>
>
Seminário de Liturgia reúne Arquidiocese para celebrar a Sacrosanctum Concilium

Seminário de Liturgia reúne Arquidiocese para celebrar a Sacrosanctum Concilium

Cerca de 400 pessoas se reuniram no último sábado, 31 de agosto, em Passo Fundo para celebrar os 50 anos

Cerca de 400 pessoas se reuniram no último sábado, 31 de agosto, em Passo Fundo para celebrar os 50 anos da Sacrosanctum Concilium, no Seminário Arquidiocesano de Liturgia.

O momento, organizado pela equipe arquidiocesana de liturgia, foi realizado no auditório do Colégio Notre Dame e iniciou com um ofício em memória da Santa Virgem Maria, que lembrou também a história da Sacrosanctum Concilium, os vocacionados do mês de agosto e a 33ª Romaria Arquidiocesana de Nossa Senhora Aparecida.

Para auxiliar na reflexão sobre o tema “Movimento Bíblico” os presentes contaram com a ajuda do Pe. Nelson Tonello, que destacou as mudanças ocorridas na Igreja a partir do Concílio de Trento, de forma especial nos Códigos, Catecismo, História Sagrada e Mesa Eucarística. Segundo ele, o Concílio Vaticano II, ocorrido de 1962 a 1965, “foi um importante marco na Igreja, principalmente através da Dei Verbum, que nos fez perceber que a Bíblia é a “Fonte” e a “Ama”, que a Mesa da Palavra e da Eucaristia estão intimamente ligadas e a necessidade da vida e da fé interpretadas à luz da palavra”.

Outra contribuição muito válida no seminário foi a do Pe. Alexander Mello Jaeger, da Diocese de Frederico Westphalen, que trabalhou a temática “Teologia da Sacrosanctum Concilium”. Pe. Alexander destacou que “quem celebra a liturgia, não celebra para si. Deve ver o mistério que celebra e o próprio Cristo. Por isso Cristo se torna presente na liturgia”. Para ele a liturgia não é um rito e não pode se resumir a isso. O mais importante é o que se celebra de fato. O assessor concluiu expressando o desejo de “que os fiéis participem da liturgia com conhecimento de causa, ativa e frutuosa”.

O Arcebispo Metropolitano de Passo Fundo, Dom Antonio Carlos Altieri ressaltou durante o encontro que “temos que oferecer o melhor que temos para Deus” e lembrou a passagem onde Jesus afirma “Este povo me louva com os lábios mas tem longe de mim o coração”, explicando que é preciso uma vivência plena da liturgia.

A parte da tarde foi oportunidade de refletir as perspectivas e os desafios pastorais para a caminhada da Igreja local, com a ajuda de Mirte Santina, integrante da equipe de liturgia arquidiocesana. Foi também momento de perceber as perspectivas que se abriram a partir da Sacrosanctum Concilium: Participação ativa de todo um povo sacerdotal; A liturgia como ação teologal; Liturgia como fonte da espiritualidade cristã; Substituição do latim pelo idioma próprio de cada povo; Devolução da Sagrada Esctritura ao podo de Deus, dentro e fora da celebração; Redescoberta da atuação do Espírito Santo na liturgia; Afirmação do sentido teológico da assembleia litúrgica como expressão do ser Igreja; Sacramentalidade de toda liturgia; Restauração do ano litúrgico em torno da vigília pascal e do domingo como dia do senhor; Substituição do gregoriano por cantos na tradição musical de cada região e Introdução de ministérios litúrgicos não clericais.

O Seminário Arquidiocesano de Liturgia foi avaliado de forma muito positiva por todos os presentes. Para aqueles que participaram o momento foi essencial para rever os desafios em cada comunidade e paróquia, além de reanimar as lideranças de toda a arquidiocese.

“Diante os limites da caminhada em face aos novos apelos de nosso tempo, a celebração jubilar, se por um lado suscita atitude orante, de agraddecimento e louvor, por outro lado, convoca a darmos passos novos na perspectiva da acolhida e do aprofundamento do espírito que dinamiza a renovação litúrgica projetada pelo Vaticano II.” – Frei Faustino

 

Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@pastoral.com.br

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Papa / Vaticano

09 de outubro de 2025

Destaques, Sínodo 2021–2024

06 de outubro de 2025

Destaques, Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança

06 de outubro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.