No dia 8 de julho de 2025, na sede da CNBB Sul 3, em Porto Alegre, tiveram reunidos os assessores eclesiásticos do setor Juventude de algumas dioceses e arquidioceses, afim de partilharem a caminhada da juventude em nosso estado do Rio Grande do Sul.
Pela manhã, tivemos a presença da teóloga Patrícia Espíndola, do observatório da Juventude da PUC-RS, onde nos contextualizou o trabalho realizado na atualização do documento Evangelização da Juventude nº 85. A pesquisa que foi realizada nas diversas regiões e estados do nosso país, cerca de 11.500 jovens e adolescentes responderam de forma efetiva a pesquisa para atualizar o documento 85.
No processo de atualização, a PUC-RS, PUC-RJ e a cátedra da Unesco ficaram responsáveis em analisar e ver a realidade das juventudes. O documento 85, sendo atualizado e finalizado em novembro deste ano, será apresentado na próxima Assembleia dos Bispos, em abril de 2026.
Também, a professora Patrícia convidou para o terceiro simpósio Juventude contemporâneos: cuidado, vida e esperança, que acontecerá dos dias dois a 4 de setembro na PUC-RS. Na sequência, os representantes das dioceses presentes, partilharam as experiências vivenciadas neste primeiro semestre de 2025. Foi comentado e proposto uma vigília da Juventude no dia 2 de agosto de 2025, iniciando às 15h00, fazendo comunhão com o jubileu dos jovens em Roma.
Posteriormente, padre Eliseu apresentou a agenda de 2026, com as datas propostas para as reuniões. Em janeiro de 2026 foi salientado a proposta sobre um curso de saúde mental, dando continuidade à reflexão que foi realizada no início desse ano de 2025.
Por fim, Padre Gustavo Predebom apresentou a organização do Bote Fé, que acontecerá no dia 15 de novembro de 2025 em Caxias do Sul, onde as equipes já estão se organizando e alinhando as atividades!
Agradecemos a Dom Darley, bispo referencial para a juventude do RS, pela acolhida e a todos da equipe do Serviço de Evangelização da Juventude, que estão se empenhando em dar continuidade ao trabalho realizado nesses 15 anos de caminhada! No mais agradeço a oportunidade de participar desse momento, representando as nossas expressões juvenis e partilhando as experiências bonitas que estão acontecendo em nossa arquidiocese! Gratidão!
Por: Padre Joule Windson Cunha Santos