>
>
>
IDENTIDADE E MISSÃO

IDENTIDADE E MISSÃO

Este texto tem como objetivo dar uma resposta positiva ao chamado da Igreja para que, na condição de sujeitos eclesiais

Foto da Catedral

Este texto tem como objetivo dar uma resposta positiva ao chamado da Igreja para que, na condição de sujeitos eclesiais e cidadãos do mundo, Leigos e Leigas ocupem seu lugar na Igreja e na sociedade. Neste sentido, o grupo que iniciou o processo de reflexão sobre o tema, se sentiu amparado em múltiplas reflexões que norteiam a práxis laical.   


Ou seja, muitos pensadores na Igreja contribuíram para que, Leigos e Leigos, passassem a ser vistos como cidadãos do mundo e sujeitos eclesiais. Um desses pensadores, Alexandre Faivre, em sua obra Os leigos nas origens da Igreja  mostrou que no Novo Testamento não se enuncia  o laicato, mas um povo, um povo santo, um povo eleito, um povo que exerce todo ele um sacerdócio régio e que chama cada um de seus membros a prestar a Deus um culto verdadeiro em espírito. Na verdade, não se encontra nos escritos do novo testamento uma teologia do laicato. Não há Leigos e/ou Sacerdotes como entendemos na atualidade, mas um povo todo sacerdotal, profético e régio, o Povo de Deus.


 Do manancial das reflexões do Concilio Vaticano II emerge a que se refere à valorização do laicato na Igreja. Desde então, a identidade e a missão dos Leigos e Leigas na Igreja conquistaram uma nova definição e um impulso renovador. A noção de Povo de Deus exprime a profunda unidade, a comum dignidade e fundamental habilitação de todos os cristãos, Clérigos ou Leigos, na participação na vida eclesial e a corresponsabilidade na missão salvífica da Igreja.  


Entendidos como membros desse povo, tanto os Clérigos quantos os Leigos têm sua função própria. De modo específico cabe aos Leigos e às Leigas a missão de ordenar o mundo e a sociedade na perspectiva do Reino de Deus (cf LG 31).


As Conferências Episcopais Latino-americanas deram especial destaque ao papel dos Leigos e das Leigas na Igreja e na sociedade. De Medellin à Aparecida, o conceito de Leigo, cidadão do mundo e sujeito eclesial, constituiu-se apelo constante para a missionaridade laical na família, no trabalho, no lazer e, em âmbitos mais abrangentes nos Conselhos Eclesiais, Comunitários e, igualmente na esfera política, espaço do exercício da caridade como alerta o Papa Francisco.


É importante lembrar que a quinta Conferência do Episcopado Latino-americano realizado sob os olhares da Mãe Aparecida, teve papel decisivo e inovador, na medida em que fez emergir uma Igreja preocupada com os desafios postos pela realidade e pela pós-modernidade, mostrando-se particularmente atenta às questões que ameaçam a vida humana, tais como, a exploração do trabalho e do meio ambiente, a pobreza e os problemas socioeconômicos da atualidade.


Diante destes apelos a Igreja Particular de Passo Fundo convida a todos os que o desejarem para participar das reuniões propostas pelo grupo de reflexão que anseia instituir um laicato eclesial comprometido com a realização do Reino de Deus.

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias da Igreja

Notícias relacionadas

Destaques, Papa / Vaticano

09 de outubro de 2025

Destaques, Sínodo 2021–2024

06 de outubro de 2025

Destaques, Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança

06 de outubro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.