>
>
>
105 anos do Testamento de Lucas Araújo

105 anos do Testamento de Lucas Araújo

Um grande gesto de caridade e humanidade completou, no domingo, dia 22 de novembro, 105 anos. Foi nesta data, que

Um grande gesto de caridade e humanidade completou, no domingo, dia 22 de novembro, 105 anos. Foi nesta data, que o Tenente Coronel Lucas Araújo deixou registrado seu desejo de passar parte de seus bens para uma entidade que pudesse cuidar de crianças e órfãos da cidade. Passados todos esses anos, a Fundação Beneficente Lucas Araújo segue cumprindo esse desejo, atualizando os serviços e atendimentos ao longo dos 92 anos em que desenvolve atividades para crianças, adolescentes e idosos de Passo Fundo.

A ligação com a Fundação começou em 1928, quando, de fato, a herança instituiu fundos que mantém o trabalho da entidade. “Eu, Lucas José de Araújo, como cristão católico-apostólico-romano que sou e em cuja religião espero morrer, tenho deliberado, como faço de minha livre e espontânea vontade. Visto que me acho em perfeito estado de saúde, e absoluta clareza de espírito. Assim pois, usando do direito que me faculta a lei, pelo presente faço minhas disposições de última vontade que, espero, serão cumpridas depois de minha morte”. Foi desta forma que dispôs de todos os bens que integravam a sua herança para a primeira associação que criasse, na cidade, um ‘asilo de crianças órfãos e desvalidas”, foi como se referiu à época.

O diretor da Entidade, Luiz Costella, ressalta que os bens herdados mantêm de forma indireta o atendimento das crianças, adolescentes e idosos, além da manutenção do Lar da Menina Pe. Paulo Farina e da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) São José e São João XXIII.

Os bens deixados pelo Tenente Coronel, rendem aluguéis que ajudam a manter todo esse trabalho. Além disso, permite, pelos recursos gerados, que a Fundação tenha um corpo de funcionários capaz de atender as demandas e de oportunizar cuidado e atenção. “Muitas pessoas passaram pela Fundação ao longo desses mais de 90 anos. Esse testamento, deixado por Lucas Araújo, mudou a vida de muitas pessoas, algumas delas atendidas na Entidade e depois funcionárias, mostrando o afeto gerado e as oportunidades oportunizadas. Esse caminho mostra a importância da Fundação e o compromisso que temos com o bem-estar de todos os envolvidos”, pontua Costella.

 

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Informações: Comunicação | Fundação Lucas Araújo

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias, Notícias da Arquidiocese

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.