>
>
>
17º Plano de Pastoral: documento é revalidado na Arquidiocese

17º Plano de Pastoral: documento é revalidado na Arquidiocese

Com o entendimento de que a evangelização é a concretização da ação de Deus na vida do homem, o 17º

Foto da Catedral

Com o entendimento de que a evangelização é a concretização da ação de Deus na vida do homem, o 17º Plano de Evangelização é um instrumento que busca evangelizar a vida da Arquidiocese. Construído de forma coletiva, entre dezembro de 2015 e maio de 2016 – quando foi aprovado, durante o Conselho Arquidiocesano de Pastoral – o Plano teria validade até 2019. Em 2020, um novo documento seria elaborado a partir da escuta das comunidades. No entanto, em função da pandemia do Coronavírus e do distanciamento social, essa ação foi impossibilitada e o 17º Plano foi revalidado até que as orientações dos órgãos sanitários permitam que se realize reuniões e assembleias.

 

Apesar da necessidade de renovação, o 17º Plano de Pastoral segue de acordo com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil e, principalmente, com a realidade da Arquidiocese de Passo Fundo. O arcebispo Dom Rodolfo Luís Weber destaca que cada plano deve estar alinhado com as orientações da Igreja Universal e, a partir delas, com o cenário local. “O plano de pastoral de uma diocese deve acolher as grandes inspirações da Igreja universal e, também, da Igreja em nível nacional. Cada país tem a autonomia de, olhando o seu contexto concreto, formar diretrizes que devem ser seguidas”, inicia. “Os planos devem ser realizados em nível local – diocesano e, de forma mais concreta, em nível paroquial”, complementa. 

 

Dom Rodolfo explica que, para a construção de um novo plano, é necessário ouvir os desejos e demandas das comunidades – ação que não é possível neste momento. “Em nível diocesano não é possível fazer um novo plano nesse cenário de distanciamento socuial. Somente se faz um plano com a escuta das pessoas, envolvendo elas e ouvindo as suas demandas. Um plano indica o que se quer, como se vai fazer, quando se vai fazer, quem são os encarregados. E, por isso, é preciso ouvir as comunidades, fazer assembleias e fazer escolhas junto com as pessoas. Portanto, não temos condições de fazer assembleias nesse momento. Diante disso, só temos uma opção: o plano atual continua valendo, prolonga-se a sua validade e, quando tivermos condições de escutar as pessoas, fazer reuniões e assembleias, daremos início a elaboração de um novo plano”, coloca. “O nosso plano continua de acordo com a Igreja e, principalmente, coincide com a realidade da Arquidiocese.”, conclui. 

 

Sobre o Plano
O 17º Plano de Pastoral, que segue em vigor, está fundamentado a partir de cinco linhas de ação: Conversão Pastoral em vista de uma Igreja em Saída; Iniciação à Vida Cristã; Discipulado Missionário centrado na Palavra de Deus; Revitalização das pequenas comunidades; e Igreja Profética e Misericordiosa a Serviço da Vida.

 

Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Papa / Vaticano

09 de outubro de 2025

Destaques, Sínodo 2021–2024

06 de outubro de 2025

Destaques, Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança

06 de outubro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.