>
>
>
Padre Arnildo Fritzen assume como pároco na paróquia São Vicente de Paulo, em Passo Fundo

Padre Arnildo Fritzen assume como pároco na paróquia São Vicente de Paulo, em Passo Fundo

Na noite de domingo, 16, a paróquia São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, acolheu o novo pároco, padre Arnildo

Foto da Catedral

Na noite de domingo, 16, a paróquia São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, acolheu o novo pároco, padre Arnildo Fritzen – que atuou durante dez anos na paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Carazinho. Em uma celebração repleta de simbologias, a comunidade acompanhou a posse do novo pároco e refletiu sobre a missão de anunciar a Palavra de Deus no mundo.

 

Enviado para viver a missão
Presidida por dom Rodolfo Luís Weber, arcebispo de Passo Fundo, a celebração iniciou com a leitura da provisão de posse do pároco e seguiu com outros ritos importantes: padre Arnildo recebeu das mãos de dom Rodolfo o Livro dos Evangelhos, a estola sacerdotal, as chaves do Sacrário e da paróquia e, também, a água e o óleo dos Catecúmenos – utilizados no sacramento do batismo – símbolos que representam a atuação junto à comunidade, o serviço em favor da Igreja e seu papel na construção da evangelização. 

 

Em sua fala, o arcebispo apontou a missão central do padre: orientar a comunidade a vivenciar a Palavra de Deus em seu dia-a-dia. “O padre é aquele que, através da Palavra de Deus, vai unir a comunidade em torno de Cristo, que é o centro de nossa fé”, destacou. “E é a Palavra de Deus que deve orientar qualquer caminhada, gerar a transformação dos pensamentos.  Em uma sociedade onde os meios de comunicação falam intensamente conosco, a Palavra de Deus deve falar mais alto”, enfatizou o arcebispo que destacou, também, a missão do padre em governar a paróquia e administrar os sacramentos. 

 

Gratidão
Ao fim da missa, a comunidade da Nossa Senhora de Fátima prestou uma homenagem ao padre Arnildo pelos dez anos de ministério. Também, a paróquia São Vicente acolheu o novo pároco que, em sua fala, demonstrou gratidão pelas duas paróquias. “Essa é a minha oitava missão como padre. Já percorri alguns caminhos e, por isso, me sinto feliz de chegar aqui”, iniciou. “Se vocês me admitem como pároco, caminharemos juntos. Essa é a nossa missão: vamos caminhar, rezar, abraçar, nos alegrar e sofrer juntos. Essa é a minha proposta: eu vim servir com alegria. Temos muitos desafios, mas o Senhor confia em nós e nós devemos confiar Nele. Assim cresceremos juntos”, encerrou o pároco que irá atuar ao lado do vigário paroquial padre Joule Cunha Santos. 

 

Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Compartilhe

Notícias mais lidas

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Giro Paroquial

Notícias relacionadas

Destaques, Papa / Vaticano

09 de outubro de 2025

Destaques, Sínodo 2021–2024

06 de outubro de 2025

Destaques, Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança

06 de outubro de 2025

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.