Entre os dias 24 e 26 deste mês aconteceu em Roma o Jubileu das Equipes Sinodais. Durante estes dias, cerca de duas mil pessoas de todo o mundo estiveram celebrando a caminhada sinodal e compartilhando caminhos e experiências para que a espiritualidade sinodal possa produzir frutos e se tornar uma prática cotidiana na vida eclesial.
Um dos momentos de maior destaque deste encontro foi o momento em que representantes de sete áreas geográficas do mundo, com suas particularidades e caminhadas sinodais, puderam compartilhar os passos dados e pensar o prosseguimento deste caminho ao lado do Papa Leão XIV. As partilhas elucidaram a importância da opção pela comunidade em meio a uma realidade em que a lógica do isolamento tem gerado profundos sofrimentos e divisões.
Ao comentar a caminhada da América Latina, o Papa Leão sublinhou a bonita caminhada histórica desta região em busca da criação de espaços de participação, afirmando que “a Igreja deve ser muito agradecida por tudo o que aprendemos da América Latina”.
Os trabalhos em grupos oportunizaram a Conversa no Espírito, partilhas e oração em prol de caminhos de sinodalidade. As palavras encontrar, escutar e discernir apareceram como recordação das motivações do Papa Francisco desde a abertura deste processo.
A Igreja do brasil esteve representada por cerca de 15 participantes, dentre os quais o Pe. Eberson Fontana, da Arquidiocese de Passo Fundo, membro da Equipe Sinodal Arquidiocesana.