Encontro Regional da Animação da Vida e da Pastoral
Aconteceu nos dias 14 e 15 de outubro de 2025, em Santa Maria, o Encontro Regional da Aminação Bíblica da Vida e da Pastoral. A Coordenação Arquidiocesana da Animação Bíblico-Catequética participou do momento formativo que contou com a assessoria da especialista em Sagrada Escritura e assessora da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Mariana Aparecida Venâncio.
Através de um resgate histórico da Animação Bíblico-Pastoral, das orientações do Concílio Vaticano II na Constituição Dogmática Dei Verbum, reafirmou-se a importância da centralidade da Palavra de Deus na vida batismal de todos os cristãos e na ação evangelizadora da Igreja. Tornar a Sagrada Escritura mais presente na vida cotidiana das pessoas, redescobri-la como centro e fonte da missão da Igreja é desafio constante para uma conversão e renovação pastoral. Entende-se necessário passar de uma pastoral bíblica para uma animação bíblica da pastoral que esteja a serviço de toda a comunidade cristã.
Refletiu-se ainda, a importância de pensar a Animação Bíblica da Vida e da Pastoral a partir dos eixos da formação, da oração e do anúncio, uma vez que a Palavra de Deus não é um acessório na pastoral, mas a seiva que dá vida. Para tanto, é irrenunciável cultivar a espiritualidade da escuta para compreender os caminhos a serem percorridos e promover a animação espiritual de cada batizado e das comunidades cristãs para um profundo e verdadeiro encontro com a pessoa de Jesus Cristo. A Palavra é o lugar privilegiado para que este encontro aconteça, pois Jesus é a Palavra encarnada. O acompanhamento e a Animação Bíblico da Vida e da Pastoral favorece a passagem de uma experiência pessoal para uma espiritualidade comunitária.
Destaque especial deu-se para a Leitura Orante da Palavra, o Método Sinodal da escuta no Espírito, o Método ver, julgar, agir e celebrar, meios estes que podem ajudar e favorecer a centralidade da Sagrada Escritura na vida pessoal, comunitária e em toda ação evangelizadora. Neste processo, a Iniciação à Vida Cristã assume um lugar importante para desenvolver a consciência bíblica e reforçar o compromisso com o querigma, coração da evangelização.
Ir. Silvania Fátima Golfetto
Coordenadora Arquidiocesana da
Animação Bíblico-Catequética