Na manhã deste domingo, 12 de outubro, a Arquidiocese de Passo Fundo celebrou com alegria, fé e esperança mariana a 44ª Romaria Arquidiocesana de Nossa Senhora Aparecida, reunindo milhares de romeiros vindos das diversas paróquias e comunidades da região. Mesmo com a chuva que marcou o início da procissão, o clima de oração e devoção manteve-se firme, expressando a fé do povo que, a exemplo de Maria, colocou-se a caminho.
A Romaria é um dos principais momentos de fé e unidade da Igreja local, tornando-se uma verdadeira marca da Arquidiocese. Mais do que uma tradição, trata-se de uma experiência de evangelização, que ecoa as grandes causas do Evangelho e se mantém em sintonia com a caminhada da Igreja no Brasil — especialmente através da Campanha da Fraternidade — e com a vida pastoral da Arquidiocese, iluminada pelo Plano de Pastoral, pelos diretórios e pela atenção constante à realidade local.
Neste ano, a Romaria teve um sentido ainda mais especial ao ser vivida dentro do contexto do Jubileu 2025: Peregrinos da Esperança, tendo como lema “Maria, testemunha da Esperança!”. Inspirados por este lema, os fiéis foram convidados a caminhar com Maria, aquela que conduz sempre a seu Filho, Jesus Cristo, e que envia a Igreja em missão. Assim como a Mãe Aparecida se colocou a caminho, também seus filhos e filhas foram chamados a trilhar juntos a estrada do Reino de Deus e de sua justiça.
Programação
O dia foi marcado por intensa movimentação no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, que acolheu os romeiros com momentos de oração, bênçãos, confissões, missas e um espaço de convivência com diversas opções de alimentação e objetos religiosos.
Na véspera, sábado, 11 de outubro, o Santuário também viveu um clima intenso de oração, com missas e bênçãos especiais. Atendendo ao convite do Papa Leão XIII, recordado neste Mês do Rosário, os fiéis foram convidados a rezar o Terço pela paz no mundo, unindo-se em prece por um mundo mais justo e fraterno.
A 44ª Romaria reafirmou, mais uma vez, a força da fé do povo de Deus que, mesmo sob a chuva, caminhou com Maria, testemunha da Esperança, proclamando que “A esperança não decepciona” (Rm 5,5).
FOTOS DA ROMARIA EM: https://arquidiocesedepassofundo.com.br/galeria-fotos/44a-romaria-arquidiocesana-de-nossa-senhora-aparecida/