Domingo (25/5) foi dia dedicado, em Carazinho, a Santa Rita de Cássia. Milhares de pessoas fizeram o percurso – de quase cinco quilômetros – da Paróquia São José (Bairro Oriental) até o Santuário de Santa Rita de Cássia (Parque João Alberto Xavier da Cruz) para agradecer ou pedir bênçãos a santa que é considerada, pelos católicos, intercessora das famílias e das causas impossíveis.
Os romeiros saíram, às 9 horas da manhã, da Paróquia São José. Percorreram ruas do Bairro Oriental e um trecho da Av. Flores da Cunha. Na chegada ao Santuário de Santa Rita de Cássia foi celebrada, por Pe. Fábio de Moraes, vigário Geral da Arquidiocese de Passo Fundo, com os padres e diácono de todas as paróquias do município, uma missa festiva. Padre Joule, pároco e reitor do Santuário, ressaltou a importância desse momento de fé e espiritualidade: “A nossa 31ª Romaria de Santa Rita de Cássia foi uma graça de Deus por intermédio de Santa Rita. Na noite anterior, desceu uma chuva que achávamos que iria persistir, mas quando acordei de manhã e vi a luz do sol, confirmou comigo mesmo aquilo que tinha combinado com Santa Rita: “Santa Rita, pede a São Pedro que não deixe que chova, para que possamos realizar a romaria, mas que chova depois “! Foi o que aconteceu!
Podemos acreditar que o Poder de Deus e o querer dele é muito maior que o querer do ser humano! Fomos agraciados com um lindo domingo, dia do Senhor, dia do encontro dos romeiros e romeiros na casa de Santa Rita! Também me surpreendeu a diversidade de pessoas caminhando, algumas para agradecer, outras para invocar, outras para pedir, e outras para consagrar a vida, o trabalho, a família, enfim, ao encontro da fé!
Milhares de pessoas de diversos cantos do nosso estado, e até mesmo dos outros estados do Brasil, ficam sabendo da nossa romaria e do santuário e vem ao encontro, isso nos alegra e nos compromete ainda mais em oferecer um espaço bem cuidado e acolhedor para todos. Sabemos que a fé nos coloca em missão, e a melhor forma de demonstrar a nossa fé é servindo aos irmãos e irmãs. Pude observar que a nossa comunidade, a paróquia São José de Carazinho e as outras paróquias da área de Carazinho estão de parabéns por assumirem juntas essa missão. Gratidão a todos que tiveram perto de nós durante esses dias se doando e acreditando que é possível acreditar no Santos, e de modo especial, em Santa Rita!
Que Santa Rita, peregrina de Esperança, assim como o peregrinou neste mundo ao encontro do Cristo, como esposa, mãe, mulher virtuosa e monja, que ela recompense a todos com a benção que vem de Deus!” O padre Joule Windson Cunha Santos tinha em mãos uma relíquia, um pedaço da túnica de Santa Rita de Cássia. O artefato religioso foi enviado, para a Paróquia São José, diretamente da Basílica e Mosteiro de Cássia (na Itália).
O número oficial de romeiros ainda não foi divulgado. Mas estima-se que a romaria reuniu, apesar do tempo fechado no início da manhã, milhares de pessoas de diferentes partes do Brasil.