>
>
>
16 de junho de 2022: dia de receber a Bênção do Santíssimo Sacramento

16 de junho de 2022: dia de receber a Bênção do Santíssimo Sacramento

  A Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo – conhecida popularmente como “Corpus Christi” – é celebrada no Brasil

 

A Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo – conhecida popularmente como “Corpus Christi” – é celebrada no Brasil e em outros países sessenta dias depois da Quinta-Feira Santa. Segundo o Pe. Ivanir Antonio Rampon, professor de Teologia Espiritual da Itepa Faculdades, “as duas celebrações estão conectadas com o Mistério da Eucaristia. Na Quinta-Feira Santa, no entanto, a ênfase é dada na dimensão da ´instituição’ da Eucaristia; já na Solenidade do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, a ênfase esta na ‘presença real’ de Jesus Cristo na Eucaristia”.

 

Diretório sobre o Sacramento da Eucaristia – documento da Arquidiocese de Passo Fundo, no número 31 afirma: “Aproveite-se a Solenidade do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, para com criatividade e arte, expressar o amor e a adoração à Cristo Eucarístico. Pastoralmente, é muito recomendável associar a Solenidade com o tema e o lema da Campanha da Fraternidade do respectivo ano, bem como com outros projetos da Igreja”. O tema da Campanha da Fraternidade 2022 é “Fraternidade e Educação” e o lema: “Fala com sabedoria, ensine com amor”.

 

Durante a Adoração do Santíssimo Sacramento é costume, no dia da Solenidade do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, receber a bênção do Santíssimo Sacramento. No dizer do Papa Francisco, a “Eucaristia é uma escola de bênção. Deus diz bem de nós, seus filhos amados, encorajando-nos assim a continuar. E nós bendizemos a Deus nas nossas assembleias (cf. Sal 68, 27), reencontrando o gosto do louvor, que liberta e cura o coração. Vimos à Missa com a certeza de ser abençoados pelo Senhor, e saímos para, por nossa vez, abençoarmos, para sermos canais de bem no mundo. Vale também para nós: é importante que nós, Pastores, nos lembremos de abençoar o povo de Deus. Queridos sacerdotes, não tenhais medo de abençoar! Abençoar o povo de Deus: queridos sacerdotes, continuai a abençoar! O Senhor quer dizer bem do seu povo; fica feliz em fazer-nos sentir o seu carinho por nós. E só depois de abençoados é que podemos abençoar os outros com a mesma unção de amor. Entretanto, é triste ver hoje quão facilmente se faz o contrário: se amaldiçoa, despreza, insulta. Assaltados por demasiado frenesi, não nos contemos, desafogando a raiva sobre tudo e todos. Muitas vezes, infelizmente, é quem grita mais e mais forte, é quem está mais irritado que parece ter razão e obter consensos. Não nos deixemos contagiar pela arrogância, não nos deixemos invadir pela amargura, nós que comemos o Pão que em si contém toda a doçura” (cf. Homilia, 23.6.209).

 

Em todas as Paróquias da Arquidiocese de Passo Fundo haverá Celebrações e Bênçãos do Santíssimo Sacramento. Informe-se na sua Paróquia, receba a benção e seja uma benção de amor!

Foto: Vatican.va

 

 

Compartilhe

Notícias mais lidas

Arquidiocese

Giro Paroquial

Campanha da Fraternidade, Notícias

Notícias relacionadas

Notícias, Paróquias

12 de janeiro de 2026

Catequeses, Notícias

01 de janeiro de 2026

Continue navegando

Liturgia

Acompanhe a liturgia diária e reflexões da arquidiocese.

Santo do Dia

Acompanhe o santo do dia e sua história na arquidiocese.

Palavra do Pastor

Acompanhe as mensagens e orientações do nosso arcebispo.

Calendário de eventos

Acompanhe o calendário de eventos da arquidiocese.

Receba as novidades da nossa Diocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.